top of page
  • Foto do escritorLeandro Antonio Cimino

Avaliação de Imóveis Rurais

Atualizado: 12 de jul.

avaliação de imoveis
Avaliacao de Imoveis Rurais

Como é feita a avaliação imobiliária rural?


As situações em que se faz necessário um trabalho como esse são diversas, mas você sabe como é feita a avaliacão de propriedades rurais?


A venda, cessão de direitos, alienação, transferência, doação e até mesmo o arrendamento de uma fazenda, por exemplo, pode acontecer por uma decisão estratégica do dono do imóvel ou até mesmo devido a um inventário. Seja qual for a razão, será importante partir de uma base: Uma Avaliação Imobiliária.


O passo inicial é contratar um profissional Avaliador de Imóveis, que seja especialista na área de avaliação imobiliária e que conheça bem as normas da da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT e em especial a a NBR-14.653/3 -- Avaliação de Bens - Parte 3. móveis Rurais, que norteará todo processo. E as resoluções do COFECI/CRECI .A finalidade do trabalho : compra, venda, garantia, tributário, dação em pagamento, inventário ,também é de suma importância para definir quais os itens mais importantes a serem destacados no trabalho e qual a documentação que o proprietário devera providenciar.


No caso em que a finalidade for compra ou venda, o importante será determinar o valor minimo e e o máximo de negociação. No caso de uma garantia, o importando serå determinar o valor de liquidação forçada da propriedade. No caso de uma revisão no valor do ITR, o objetivo será determinar o valor da terra nua da propriedade.


O Estatuto da Terra (Lei 4.504/64) e a ABNT – NBR 14653-3 – Avaliações de Imóveis Rurais – Comentada, bem como a NBR 14653-2001 – Parte 1 – Avaliação de bens definem imóvel rural como uma rústica edificação, de contínua área, independente de onde está localizado, destinado à extrativa exploração pecuária, agrícola ou agroindustrial, através de iniciativa privada ou através de projetos públicos de valorização.


O valor das propriedades rurais submete-se tanto ao mercado da agricultura, quer dizer, à produção e comercialização dos produtos gerados na propriedade, como igualmente às características peculiares da propriedade, como formato de relevo, acesso, tipos de solo. A potencialidade de produção da terra, na qual toma espaço a produção agrícola, está no seio do valor das terras agrícolas (LIMA, 2005).


Dependem de cada avaliador os métodos escolhidos, já que há diversas alternativas. Conforme a ABNT (2001), através de sua NBR14653-1, a metodologia eleita deve ser conciliável com os fins da avaliação, a natureza do bem a ser avaliado e os dados mercadológicos de que é possível dispor.


São possíveis, para todos os métodos avaliativos mencionados, algumas modificações na construção do método usado e cujas metas, pode-se dizer, procuram aperfeiçoar a prática da construção do conhecimento de maneira a aprimorar e a gerar eficiência nos resultados enquanto se abrangem diferentes técnicas executadas em função de especificidades na ocorrência concreta (PAMPOLINI JÚNIOR, 2014).


No caso da metodologia comparativa de dados de mercado, é exemplar o uso da metodologia por critério estático inferencial e/ou descritivo ou do método de comparação por fatores. A metodologia é comparativa, para os dois casos, porém, o tratamento das variáveis sucede de distinta maneira e isto se decidirá em função do cenário produzido para cotejo, ou ainda da falta, ou excedente, de dados capazes de serem congregados para elaboração do método que possa identificar o valor mais plausível possível em comparação ao real pretendido.


Para entender como esse trabalho é feito e como um profissional habilitado pode auxiliá-lo, entre em contato agora mesmo.

Leandro Antônio Cimino CRECI 135.144-F

E-mail leandroantoniocimino@creci.org.br  ou pelo WhatsApp (11) 9.6640-8106

Acesse nosso Canal no Youtube http://www.youtube.com/@ciminoimoveis

Коментарі

Оцінка: 0 з 5 зірок.
Ще немає оцінок

Додайте оцінку
bottom of page