top of page
  • Foto do escritorLeandro Antonio Cimino

O que é Zoneamento da Cidade

Atualizado: 29 de abr.

avaliação de imoveis
Zoneamento

A valorização de imóveis é ainda um dos principais atrativos para quem deseja investir no mercado imobiliário. E o mesmo vale para quem tem um patrimônio, e que deseja saber quanto ele vale nos dias atuais.

E o investimento em imóveis no Brasil é histórico, com diversas famílias no passado comprando terras com o objetivo de ter uma herança a deixar aos filhos, ao invés de aplicar o dinheiro em outros bens.

Nos dias atuais, outros investimentos surgiram, como em fundos, Bolsa de Valores, criptomoedas, entre outros, mas o investimento em imóveis segue em alta, por conta do potencial de valorização que eles proporcionam.

Para explicar como funciona a valorização de imóveis, e quais os impactos que o zoneamento representa, confira o artigo que preparamos abaixo!


O zoneamento define se um bairro será comercial, residencial e industrial e, paralelo à isso, como as edificações devem ser implantadas nos lotes.


O zoneamento busca garantir o direito das pessoas à cidade, proporcionando diversidade de usos, disponibilidade de espaços verdes e qualidade na relação entre os espaços públicos e privados. Para isso, a lei orienta como cada lote deve contribuir para uma melhor convivência nos bairros e na cidade.


Para elaborar o zoneamento urbano, os responsáveis precisam avaliar a diversidade de atividades, a extensão do município e as características de cada bairro. Assim, são definidas as regras distintas para diferentes regiões. É por isso que em alguns lugares é possível construir grandes edifícios, mas em outros, não.


Como isso impacta na valorização dos imóveis?

Se um imóvel está localizado em uma região mais nobre da cidade, naturalmente será mais valorizado. O mesmo vale quando a região é mais densamente povoada e a ocupação do solo é mais intensa. Com menos áreas para construir, o que existe se torna mais caro.

E compreender os mecanismos do zoneamento e do Plano Diretor, que divide as cidades em zonas urbanas, industriais e comerciais, faz toda a diferença para compreender o conceito de valorização de imóveis.

Além disso, é o zoneamento da área é que vai determinar, por exemplo, qual o tamanho da construção permitida, ou quantos andares um prédio pode ter, seguindo as determinações do Plano Diretor de cada cidade.

Outros critérios também são observados quando se trata da valorização do imóvel, como a infraestrutura do entorno. Por exemplo, a presença de comércio e escolas no entorno, e até mesmo a manutenção do seu estilo de vida, são fatores que influenciam no valor de um imóvel.



Para entender como esse trabalho e é feito e como um profissional habilitado pode auxiliá-lo, entre em contato agora mesmo.

Leandro Antônio Cimino CRECI 135.144-F

E-mail leandroantoniocimino@creci.org.br  ou pelo WhatsApp (11) 9.6640-8106

Acesse nosso Canal no Youtube http://www.youtube.com/@ciminoimoveis


7 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page