Hipoteca é um contrato feito com o credor. Credor é aquele que empresta o dinheiro. Um banco, por exemplo. Nesse contrato, um bem é determinado como garantia, caso a dívida não seja quitada. Como estamos falando de bens imóveis, a garantia da dívida para o financiador é o imóvel a ser adquirido por parte do contratante. Então, se o comprador do imóvel não saldar a dívida com o banco, esse imóvel comprado será usado pelo banco para quitar a dívida. Obviamente, o comprador perde o imóvel. Veja que a posse do imóvel é do comprador, enquanto estiver adimplente.
Mas caso não quitar essa dívida, ele perde essa posse.
A hipoteca tem prazo máximo de 30 anos, ou seja, 360
meses. (Art. 1.485 do Código Civil).
Hipoteca é um tipo de empréstimo em que o devedor oferece um imóvel como garantia de pagamento. O bem fica vinculado à dívida, e o credor pode vendê-lo para recuperar o valor emprestado se o devedor não pagar as parcelas.
A hipoteca é uma forma de obter crédito com juros mais baixos e prazos mais longos, pois o banco tem a segurança do imóvel como garantia. No entanto, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado, pois a hipoteca envolve um bem de alto valor.
No Brasil, a maioria dos bancos deixou de trabalhar com hipoteca nos últimos anos, devido a barreiras legais. Em vez disso, os bancos passaram a oferecer empréstimos com garantia de imóvel, que utilizam a alienação fiduciária.
A alienação fiduciária é semelhante à hipoteca, mas com algumas diferenças importantes.
Para entender como esse trabalho é feito e como um profissional habilitado pode auxiliá-lo, entre em contato agora mesmo.
Me consulte:
Leandro Antônio Cimino CRECI 135.144-F / CNAI 50.114
E-mail leandroantoniocimino@creci.org.br ou pelo WhatsApp (11) 9.6640-8106
Acesse nosso Canal no Youtube http://www.youtube.com/@ciminoimoveis
Comments